Novo coronavírus (Wikimedia)
Na terça-feira (28) foram 110 novos casos de infecção pelo coronavírus em Aichi e 20 em Gifu, ambas com o maior número desde que começou a pandemia.
Publicidade
No caso de Aichi o maior número foi em Nagoia, com 65. Já foram detectados os clusters de infecção, especialmente em Naka-ku, como em Nishiki 3 chome, área de casas noturnas, além de Sakae, Shin Sakae e Osu.
O governador pediu para evitar sair para esses locais em grupos grandes. O prefeito disse que é preciso continuar com o comércio aberto para o sustento das pessoas, mas tem locais como os clubes – as antigas discos – onde a ventilação é inadequada, e precisam adotar medidas de prevenção.
Enfatizou que as atividades sociais e econômicas devem andar juntas, se empenhando para esclarecer os jovens sobre como se prevenir.
Elevação do nível de controle da epidemia em Shizuoka
Em Shizuoka o número total das pessoas infectadas é de 217 até terça-feira. A capital da província tem 30, Atami 26, as demais com menos de 10. Mas, Hamamatsu está com 96 casos, grande parte por causa dos clusters de infecção em estabelecimentos noturnos.
Diante desse quadro o governo de Shizuoka decidiu elevar para o nível 4, de vigilância, dentre 6 estabelecidos pela província. Explicou que isso significa que cada um deve tomar o máximo de cuidado de prevenção e ainda não pensa em pedir para fechar temporariamente as lojas. Pediu que evite de ir a outras províncias como Tóquio, Aichi, Fukuoka e outras, onde os números são altos.
Caso entre no próximo nível, o 5, os pedidos serão de quarentena com comércio de portas fechadas.
6 níveis da província de Shizuoka (Shizuoka Shimbun)
Fontes: CBC TV, Chunichi, Sankei e Shizuoka Shimbun