A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ disse que chuva e tempestades atingirão algumas partes da costa do Pacífico do arquipélago até o sábado (4), aumentando os riscos de deslizamentos.
De acordo com a AMJ, ar úmido e quente fluiu para a frente (divisa entre duas massas de ar com características distintas) e o sistema de baixa pressão, criando condição atmosférica instável em sua maioria no oeste do Japão.
Chuva torrencial caiu no sul da região Kyushu até a manhã desta sexta-feira (3). Em 1 hora até as 11h, 31mm de precipitação foram registradas na cidade de Tarumizu (Kagoshima).
A AMJ alerta que a frente pode trazer aguaceiros fortes localizados de mais de 50mm/h em algumas partes do oeste do Japão e na região Tokai até o meio-dia de sábado.
Dentro de 24 horas até a manhã de sábado, 250mm de chuva podem cair no sul de Kyushu e Shikoku, 180mm no norte de Kyushu e Kinki, 150mm em Tokai e 100mm em Kanto-Koshin.
A agência de meteorologia alerta sobre possíveis deslizamentos em Kyushu, Tokai e Kanto-Koshin, visto que essas regiões foram atingidas por precipitações no início da semana.
A AMJ também pede aos residentes que fiquem em alerta contra inundações em áreas baixas, transbordamento de rios, queda de raios, rajadas de vento e tornados.
Fonte: NHK