Vacinas, seringas e máscaras (ilustrativa/banco de imagens PM)
A Johnson & Johnson (J&J) está em negociações com o governo do Japão e a Fundação Bill e Melinda Gates sobre distribuição de sua potencial vacina contra Covid-19, visto que a companhia se prepara para iniciar testes em humanos, disse Joseph Wolk, chefe financeiro da companhia, em uma entrevista à agência Reuters.
Publicidade
Mais de 100 vacinas estão em desenvolvimento no mundo para tentar deter a pandemia de Covid-19, e fabricantes de medicamentos incluindo a J&J estão trabalhando para aumentar o fornecimento face à demanda sem precedentes.
A J&J já concordou em priorizar uma distribuição para os EUA como parte de seu acordo de fundos com a Autoridade Biomédica de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado (BARDA) do governo americano, disse Wolk.
A Fundação Bill e Melinda Gates focaria em distribuir qualquer vacina que ela adquirisse a países em desenvolvimento, acrescentou Wolk. Anteriormente, a Reuters reportou que a J&J também estava em negociações com a União Europeia.
“Nada foi finalizado ainda. Continuamos a ter essas discussões”, disse Wolk à Reuters.
Wolk disse que a “construção geral” das discussões provavelmente tomarão uma forma similar à dos negócios da AstraZeneca com o governo dos EUA, o qual forneceu $1,2 bilhão em ajuda para desenvolvimento de medicamentos à fabricante do Reino Unido em troca de um acordo para entrega de cerca de 300 milhões de doses para o outono de 2020.
A AstraZeneca também assinou contrato com a França, Alemanha, Itália e Holanda para até 400 milhões de doses de sua vacina em potencial. Ela também fez parceria com organizações sem fins lucrativos para garantir distribuição a países em desenvolvimento.
Wolk acrescentou que essas discussões ajudarão a J&J a determinar preços para sua vacina, a qual a fabricante dos EUA tem a intenção de vender a uma base sem lucro durante a pandemia.
“Quanto mais demanda tivermos, menor seria o custo”, disse Wolk.
A companhia tem a intenção de iniciar a fabricação da vacina no fim deste ano, dependendo de seu sucesso nos ensaios clínicos, acrescentou ele.
A J&J disse na quinta-feira (16) que planeja iniciar o primeiro teste em humanos de sua vacina contra Covid-19 em 22 de julho e poderia começar estudos de fase final já em setembro.
Fonte: Asia Nikkei, Reuters