A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ está alertando sobre chuvas fortes localizadas no leste e oeste do Japão até a segunda-feira (27). Pessoas que moram em áreas ao longo da costa do Pacífico devem ter cautela.
De acordo com a AMJ, ar quente e úmido vem fluindo em direção a uma frente chuvosa sazonal que cobre o arquipélago japonês, deixando as condições atmosféricas instáveis em grande parte do Japão.
O risco de deslizamentos aumentou nas províncias de Aichi e Shizuoka.
Condições atmosféricas devem continuar instáveis até a segunda-feira. Chuva localizada por hora de mais de 50mm pode ocorrer, principalmente em áreas ao longo da costa do Pacífico.
Até 200mm de chuva devem cair durante as 24 horas até a noite de segunda-feira na região Tokai, enquanto até 120mm estão previstos para Chugoku e Shikoku e 100mm nas áreas de Kansai e Kanto-Koshin.
No período de 24 horas até a noite de terça-feira (28), de 100 a 200mm estão previstos nas regiões Tokai e Hokuriku, e de 100 a 150mm na região Kanto-Koshin.
A AMJ pede às pessoas que fiquem em alerta contra deslizamentos, aumento do nível dos rios e inundações em área baixas, assim como raios e rajadas de vento.
Fonte: NHK