Segundo uma pesquisa realizada pela Guarda Costeira do Japão, 41% das praias de todo o país não abriram neste verão.
Por isso, a Guarda Costeira está colaborando com as autoridades locais para a prevenção de incidentes e acidentes.
Segundo o levantamento são 1.156 praias em todo o país, das quais 469 decidiram não abrir ou ainda estão analisando. Em Chiba são 68 praias, 27 em Kanagawa, 18 em Ibaraki, 6 em Tokushima, 4 em Osaka e 27 em Miyagi, entre outras.
Em Miyazaki e Okinawa somente 1 praia de cada província decidiu fechar.
A principal razão para cancelar a abertura é que não se pode tomar as medidas de controle de infecção suficientemente. Por isso, nessas praias não foram alocados os salva-vidas. E assim mesmo as pessoas vão para a prática do lazer marítimo, seja para nadar, brincar na água ou usar a moto aquática.
No ano passado foram 269 acidentes nas praias, sendo que 77% foi em agosto. Por isso, é preciso reforçar o patrulhamento.
Aichi: patrulhamento aéreo, marítimo e por terra
Na cidade de Tahara (Aichi), cujas praias são atraentes para os surfistas e banhistas, todas as 3 estão fechadas.
Mas não se pode proibir das pessoas irem para as areias e água. Por isso, a polícia está fazendo patrulha tanto em terra quanto aérea. E conta com a ajuda da Guarda Costeira.
Nessa força-tarefa pedem às pessoas que mantenham distanciamento social e recomendam que se afastem dos locais mais profundos. Essa atividade que começou na quinta-feira (23) deverá prosseguir até 19 de agosto.
Fontes: Asahi e CBC TV