Com mais de 300 casos por dia e 463 testados positivo para o novo coronavírus na sexta-feira (31), a situação em Tóquio é “crítica e a explosão da infecção é preocupante”, disse a governadora Yuriko Koike, na noite de quinta-feira (30).
Ela explicou que pedirá aos estabelecimentos que servem bebida alcoólica que reduzam o horário de expediente até 22h, no período de 3 a 31 de agosto. Pediu à população que evite ir a esses locais em grupos grandes e mesmo que seja um grupo pequeno, para tomar os cuidados de distanciamento social.
Tóquio tem até quinta-feira 12.228 pessoas infectadas no total. Dessas, 2.460 estão em tratamento. A governadora fechou hotéis para acomodar os pacientes mas os leitos são insuficientes.
Instalação temporária gigante para tratamento
Por conta dessa situação a Nippon Foundation construiu uma instalação de grande porte, com casas pré-fabricadas. São 140 apartamentos individuais, com cama, geladeira, máquina de lavar roupas, toalete e banheiro, cada um com pouco mais de 20 metros quadrados.
Ao lado desse terreno tem um ginásio esportivo onde foram feitos 100 quartos com divisórias.
Esses dois locais serão para tratamento dos pacientes com sintomas leves ou assintomáticos. A governadora já solicitou o uso para a fundação e agora negocia a data de início da utilização e os custos.
Fontes: JNN, NHK e News Digest