Complicações potencialmente fatais de Covid-19 no cérebro incluindo derrame, delírio e danos cerebrais podem ser mais comuns do que o inicialmente pensado, alertou na semana passada uma equipe de médicos britânica.
Infecções graves por Covid-19 são conhecidas por colocarem pacientes sob risco de complicações neurológicas, mas a pesquisa liderada pela University College London sugere que problemas graves podem ocorrer mesmo em indivíduos com casos leves do vírus.
A equipe observou os sintomas neurológicos de 43 pacientes em hospital tanto confirmados como com suspeita de Covid-19. Eles descobriram 10 casos de disfunção cerebral temporária, 12 de inflamação cerebral, 8 derrames e 8 danos neurais.
Grande parte dos pacientes com inflamação foi diagnosticada com encefalomielite disseminada aguda (ADEM) – uma condição autoimune rara tipicamente vista em crianças após infecções virais.
“Identificamos um número maior do que o esperado de pessoas com condições neurológicas como inflamação cerebral, que nem sempre estão correlacionadas com a gravidade de sintomas respiratórios”, disse Michael Zandi, do Instituto Queen Square de Neurologia da UCL e da NHS Foundation Trust da University College London.
A pesquisa publicada no jornal Brain, mostrou que nenhum dos pacientes diagnosticados com problemas neurológicos tinha Covid-19 em seus fluidos cerebrospinais, sugerindo que o vírus não atacou diretamente seus cérebros.
Talvez crucialmente, a equipe descobriu que diagnósticos de ADEM “não estão relacionados com a gravidade da doença respiratória Covid-19”.
“Visto que a doença está entre nós há apenas alguns meses, ainda podemos não saber qual dano a longo termo a Covid-19 pode causar”, disse Ross Paterson do Instituto de Neurologia Queen Square da UCL.
“Médicos precisam estar cientes sobre possíveis efeitos neurológicos, visto que diagnóstico antecipado pode melhorar os resultados dos pacientes”.
Com mais de 12 milhões de casos confirmados no mundo, a Covid-19 é conhecida por causar uma série de complicações de saúde além de infecção pulmonar.
Enquanto os resultados do estudo sugiram que complicações no cérebro poderiam ser mais comuns entre pacientes do vírus do que o anteriormente pensado, especialistas dizem que isso não significa que casos de dano cerebral sejam generalizados.
Fonte: SCMP, AP