O governo das Filipinas ordenou na quinta-feira (30) o fechamento temporário da subsidiária local da fabricante japonesa Nidec, dias após 290 funcionários terem testado positivo para o novo coronavírus.
O governo provincial de Laguna atendeu a ordem contra a Nidec Philippines impondo um fechamento de 24 horas e exigindo que a companhia implemente medidas de saúde específicas em resposta ao alto número de casos positivos.
“A Nidec está cooperando com o governo. Espero que todas as indústrias cooperem com o governo provincial”, disse à agência Kyodo Christopher Sanji, diretor executivo de informação.
Sanji disse que todos os 290 os quais passaram por teste de esfregaço nasofaríngeo eram assintomáticos.
O governo ordenou que a companhia conduza rastreamento de contato, desinfecção diária de instalações e tratamento médico de funcionários que testaram positivo para o coronavírus.
A ordem também exige a restrição de movimento dentro das premissas da companhia, assim como a designação de uma instalação de quarentena fornecida pela empresa.
A fábrica, que produz motores de eixo para discos rígidos, assim como outros componentes relacionados, fica na Zona Econômica Especial Laguna Technopark, a cerca de 50Km ao sul da Grande Manila.
As Filipinas registraram um recorde total de 89.374 casos no país, incluindo 1.983 mortes.
Fonte: Mainichi