Os Estados Unidos ordenaram à China que fechasse seu consulado em Houston, no Texas, até a sexta-feira (24) – uma ação descrita por Pequim como “provocação política”.
O secretário de estado Mike Pompeo disse que a decisão foi tomada porque a China estava “roubando” propriedade intelectual.
O Ministério de Relações Exteriores da China condenou a ação no Twitter, dizendo que sua embaixada em Washington havia recebido ameaças de morte.
Antes, indivíduos não identificados foram filmados queimando papel em latas no pátio do prédio em Houston.
Tensões vêm aumentando entre os EUA e China há algum tempo. A administração do presidente Donald Trump bateu de frente repetidamente com Pequim pelo comércio e pandemia de coronavírus, assim como a imposição da China de uma controversa nova lei de segurança sobre Hong Kong.
Então, na terça-feira (21), o Departamento de Justiça dos EUA acusou a China de patrocinar hackers que vinham mirando laboratórios onde vacinas contra Covid-19 estão sendo desenvolvidas. Dois cidadãos chineses, que teriam espionado companhias de pesquisa dos EUA e tiveram ajuda de agentes do estado para outros roubos, foram acusados.
Falando em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (22), o presidente Donald Trump disse que “sempre foi possível” ele ordenar o fechamento de mais consulados chineses.
Fonte: BBC