Inundações em partes da região sul do Japão causadas por chuvas torrenciais afetaram muitas áreas residenciais. Segundo autoridades, mais de 17 pessoas foram encontradas sem sinais vitais enquanto outras estão desaparecidas.
Uma banda de nuvens pairou sobre a região neste sábado (4), causando chuva em Kumamoto, embora o aguaceiro tenha diminuído por enquanto.
O Rio Kuma transbordou em mais de 10 lugares. Quatorze pessoas foram encontradas sem os sinais vitais em um asilo em uma área inundada.
Outras 3 pessoas em um outro lugar também estavam sem os sinais vitais, enquanto autoridades confirmaram 1 morte.
Elas ainda estão tentando entrar em contato com mais 7 pessoas. Equipes de resgate tentando chegar até residentes ilhados estavam enfrentando estradas bloqueadas.
Muitas pessoas estão buscando abrigo em centros de evacuação.
“Não foi uma chuva normal. Honestamente nunca imaginei que podia ser tão forte”, disse uma residente.
O governo japonês está enviando cerca de 10 mil membros das Forças de Autodefesa à região, e pessoal do Ministério de Gestão de Desastres também seguirá para as áreas afetadas.
Segundo a agência de meteorologia, a frente climática deve permanecer até por volta da próxima quarta-feira (8) com previsão de mais chuva intensa.
As autoridades dizem que há risco de inundações em áreas baixas, transbordamento de rios, queda de raios e rajadas de vento.
Fonte: NHK