A Colowide, empresa gestora de vários restaurantes, confirmou que a explosão foi em um dos de sua rede, Shabushabu On-yasai de Koriyama (Fukushima).
A explosão ocorrida às 8h57 de quinta-feira (30) foi no restaurante que estava em reforma desde abril, portanto fechado para o público. Iria reabrir na sexta-feira (31).
Segundo informações da polícia e bombeiros foi encontrado um corpo dentro do estabelecimento. Há mais vítimas, sendo 17 até o meio-dia, transportadas para os hospitais. Embora conscientes, duas delas estão em estado grave e as demais tiveram lesões consideradas relativamente leves.
Os 300 metros circundantes estão bloqueados para passagem de veículos e pedestres.
O restaurante tinha área útil de 164 metros quadrados. Dele só sobrou a estrutura de aço, pois móveis, telhado, paredes, vidros, placa e outros foram estilhaçados com a explosão.
Acúmulo de gás vazado teria sido a causa
Segundo o Corpo de Bombeiros, havia 6 cilindros de gás propano nesse restaurante, 3 dos quais com estavam com válvulas quebradas e vazamento de gás.
Kyoichi Kobayashi, ex-funcionário da Agência de Gestão de Desastres e Fogo do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações que está familiarizado com o fenômeno da explosão explicou o que poderia ser a causa.
“Tanto quanto se pode ver nas imagens, considera-se que um vazamento de gás acumulado causou essa grande explosão. Quanto maior o volume de gás vazado e acumulado maior o dano da explosão. Ainda existe a possibilidade de o gás ainda continuar vazando. Nesse caso existe o risco de outra explosão”, analisou.
Assista ao vídeo com imagens aéreas do local.
https://www.youtube.com/watch?v=LBezgOZbamc
Fontes: Mainichi, NHK e ANN