O Grupo Toyota Motor vendeu 4,16 milhões de carros globalmente no período de janeiro a junho deste ano, provavelmente tornando-se a montadora que mais comercializou veículos no mundo em uma base de primeiro semestre pela 1ª vez em seis anos, de acordo com dados divulgados pela companhia nesta quinta-feira (30).
O número representou uma queda de 21,6%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, devido à desaceleração na demanda em meio à pandemia de coronavírus, mas ultrapassou as 3,89 milhões de unidades vendidas pela Volkswagen AG da Alemanha.
A aliança entre a Nissan Motor, a Renault SA of France e a Mitsubishi Motors ainda divulgará seus dados de venda no fim desta quinta-feira (30), mas deve ficar abaixo dos da Toyota.
A Toyota sozinha produziu globalmente 3,31 milhões de unidades no primeiro semestre de 2020, queda de 28,6% em comparação ao ano anterior.
Suas vendas globais em junho diminuíram 16% para 706.555 unidades ante o ano passado, melhorando de um declínio de 31,8% no mês anterior, devido em parte às vendas robustas na China.
Em junho, a produção global da Toyota, excluindo aquela de suas subsidiárias, caiu 24% em relação ao ano anterior para 588.816 unidades, queda pelo sexto mês consecutivo, mas melhorou de um declínio recorde de 54,4% em maio porque suas fábricas no mundo retomaram a produção gradualmente no mês reportado.
A produção no exterior da companhia em junho caiu 11,6% para 428.909 veículos e a doméstica diminuiu 44,8% para 159.907 unidades. A montadora interrompeu a produção por 4 dias em todas as suas fábricas no Japão devido à fraca demanda.
“Estamos em uma tendência ascendente” nas vendas globais, disse a Toyota, esperando que a companhia se recupere aos níveis do ano anterior no início de 2021.
Fonte: Mainichi