O Ministério da Saúde do Japão autorizou o uso do esteroide dexametasona para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus nesta terça-feira (21), divulgou o jornal Mainichi.
O dexametasona atraiu atenção internacional depois que foi divulgado que o medicamento reduziu mortes entre pacientes graves de Covid-19 no Reino Unido em junho.
O medicamento barato e fácil de obter é usado para tratar uma ampla variedade de condições incluindo doença pulmonar. Além disso, o seguro de saúde cobre os custos do remédio.
O dexametasona foi primeiramente mencionado como medicamento em análise pelo governo em uma versão revisada de manual do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar para tratar pacientes de Covid-19.
O manual foi revisado na sexta-feira (17), e foram citados um estudo feito pela Universidade de Oxford e as novas diretrizes do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos para tratar pacientes.
Comparando cerca de 2,1 mil pacientes que receberam o medicamento por 10 dias e 4,3 mil que não receberam, uma equipe da Universidade de Oxford disse em junho que o dexametasona reduziu mortes em um terço entre as pessoas que precisaram de ventilação mecânica e em um quinto entre aqueles que receberam somente oxigênio.
Entretanto, a taxa de morte não mudou para pacientes que não precisaram de suporte respiratório, disse.
Levando em consideração os resultados do estudo da Oxford, o NIH revisou suas diretrizes para recomendar que o medicamento seja administrado para pacientes em ventilação mecânica ou que precisam de injeção de oxigênio.
A Organização Mundial da Saúde disse que o medicamento “pode ser a salvação para pacientes que estão gravemente doentes com Covid-19”.
Fonte: Mainichi