O risco de desastres como deslizamentos e inundações está aumentando no norte de Kyushu e na região de Chugoku devido aos efeitos da área de baixa pressão, por isso é necessária cautela rigorosa.
No oeste e no leste do Japão, esteja atento às fortes chuvas em várias partes do país, com raios, na terça-feira (14).
De acordo com a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o ar quente e úmido flui para a frente sazonal, tornando a atmosfera instável, causa de mais chuva, desde o norte de Kyushu até a região Tokai.
Na região Chugoku há locais onde o volume passou de 200 milímetros nas 24 horas até a manhã de terça-feira.
Há bacias que excederam o nível de água com risco de inundação nas províncias de Yamaguchi, Hiroshima, Okayama e Shimane devido à chuva. Há também risco de deslizamentos nas províncias de Oita, Kumamoto, Hiroshima e Shizuoka, ao ponto de gerar alerta para a população das proximidades.
Tarde de terça-feira
A previsão indica raios e chuva torrencial em locais pontuais a partir da tarde de terça-feira. Veja as regiões.
- 200mm em Tokai e Shikoku
- 150mm em Kansai
- 120mm em Kanto-Koshin
- 100mm em Kyushu e Hokuriku
Na região de Tokai o solo está instável por conta das chuvas até o momento. E ainda por cima, já estão sob alerta de chuva intensa as regiões de Owari e Mikawa em Aichi e também em Gifu. Portanto, a recomendação é de ficar alerta aos possíveis deslizamentos nessas regiões.
Tanto em Kyushu quanto em Tokai mesmo um pequeno volume de chuva pode aumentar os riscos de desastres como inundações e deslizamentos.
Fontes: NHK e CBC TV