O governo metropolitano reportou neste domingo (26) 239 novos casos de coronavírus, disse um oficial, enquanto o país manteve sua guarda em meio a um aumento de infecções em áreas urbanas.
O mais recente número é marcado um dia após Tóquio ter reportado 295 casos, com um recorde de 366 na quinta-feira (23). Foi o sexto dia consecutivo que o número passou de 200, levando o total cumulativo na capital para 11.214.
Os números diários anunciados pelo governo metropolitano refletem os totais mais recentes reportados por autoridades da saúde e instituições médicas na capital.
Tóquio tem registrado novas infecções diárias em dígitos triplos na maioria dos dias em julho. O número excedeu 300 pela primeira vez recentemente e com frequência passou dos 200.
Na quarta-feira (22), o total cumulativo de casos de coronavírus em Tóquio passou de 10 mil.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu aos residentes que evitassem saídas desnecessárias durante os quatro dias de feriado que começou na quinta-feira, tendo aumentado o alerta de pandemia para o mais alto de 4 níveis, indiciando que “as infecções estão se espalhando”.
Há preocupação disseminada sobre um ressurgimento de infecções, visto que outras áreas urbanas também registraram aumentos acentuados em casos confirmados desde a suspensão do estado de emergência no fim de maio.
Apesar do crescente número de infecções, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que a atual situação não justifica uma reimposição de estado de emergência.
Fonte: Kyodo News and Culture