Até a noite de terça-feira (7) aumentou o número de mortes, chegando a 57, mais 2 com parada cardiorrespiratória e 12 desaparecidos em Kyushu, vítimas das chuvas torrenciais desde sexta-feira (3). Os danos materiais também são incalculáveis.
No final da tarde de terça-feira a JR Tokai suspendeu a operação das linhas Takayama e Hida, bem como a gestão da via expressa Tokai-Hokuriku interrompeu o tráfego entre as IC de Sogawa a Hida-Kiyomi e IC de Minami a Gujo-Hachiman.
Em Nagano toda a província está com alerta de risco de deslizamentos por causa do índice pluviométrico de um mês em poucos dias. Há locais onde a enxurrada destruiu o asfalto.
Não diferente na região Tokai, onde a forte chuva intermitente já chegou ao índice acumulado de 400mm em Takayama (Gifu), mais do que o normal do mês de julho.
A chuva torrencial que só acontece uma vez a cada décadas de intervalo deverá continuar.
Alertas de nível máximo em Gifu e Nagano
Takayama, Ena, Gujo, Hida, Gero e Nakatsugawa estão sob alerta especial da chuva torrencial, emitido às 6h30 de quarta-feira (8), pelos riscos de movimento de massa em função da instabilidade do solo e também da vazão de rio em Gero.
Diversas cidades de Nagano e parte de Yamanashi estão com alerta de nível 5, ou o máximo. As de Nagano são Matsumoto, Norikura Kamikochi, Iida, Ina, Azumino, Miyata, Anan, Achi, Shimojo, Agematsu, Nagiso, Urugi, Otaki, Okuwa e Kiso.
A recomendação é seguir as instruções das autoridades locais, sempre colocando a vida em primeiro lugar. Na ordem de evacuação procure o abrigo mais próximo o mais rápido possível.
Previsão de mais chuva
A previsão é de 200 a 300mm de precipitação em Aichi e de 300 a 400mm em Gifu, em 48 horas, até sexta-feira (10). Em Kinki é de 250 a 350mm, em Shikoku e Kanto-Koshin, de 200 a 300, enquanto em Kyushu a chuva torrencial deve continuar com índice que pode chegar a 400mm.
A recomendação é de ficar atento às instruções das autoridades locais. Ao receber instruções para evacuação por causa de risco de desastre, o governo pede que o faça com cuidado tendo em mente a preservação da vida.
Fontes: Weather News, CBC TV, Tokai TV, NBS e NHK