A Nike se concentra em iniciativas sustentáveis, como tênis feitos com lixo espacial e coleções de roupas feitas com materiais reciclados, como já apresentou em modelitos de chinelos, por exemplo.
Chega ao mercado na quinta-feira (23), primeiro dia do feriadão um par de tênis da linha Nike Air VaporMax 2020 Flyknit. É o máximo em sustentabilidade, jamais visto na história da marca, com 50% de material reciclado.
Como base para esse novo modelo – feminino e masculino – foi usado o solado Air VaporMax. Foi usado o Nike Grind, feito reutilizando o material excedente na fábrica da marca. Melhorou a durabilidade e a tração e conseguiu dispersar a pressão concentrada na sola.
A malha usada para o calçado também é composta de 67% dos resíduos da fabricante, seja de fios ou tecidos. Esses materiais que seriam destinados ao lixo criaram um esquema especial e assimétrico de cores.
Na língua também foram usados materiais de reciclagem (80%), dando um colorido especial.
O novo tênis dá um passo firme em direção ao objetivo final de reduzir as emissões e os resíduos de dióxido de carbono. A era do tênis e da moda pode chegar ao fim na busca apenas pela boa aparência. Tem que ser sustentável, diz a marca.
Tanto o feminino quanto o masculino custam 25,3 mil ienes, já com imposto.
Fonte e fotos: divulgação