A Central Japan Railway (JR Central) lançou seu mais recente modelo de shinkansen na quarta-feira (1º), em sua primeira renovação integral do trem de alta velocidade em 13 anos.
A companhia disse que o novo trem-bala oferece melhor desempenho e maior conforto para passageiros do que modelos anteriores.
O primeiro serviço do N700S, apelidado de Nozomi 1, partiu da estação de Tóquio às 6h. O “S” no número do modelo significa “supremo”.
A companhia ferroviária, que opera a linha Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Osaka, introduziu 4 trens novos, com o número devendo chegar a 12 no ano fiscal até março de 2021.
Até o fim do ano fiscal de 2022, a JR Central espera ter 40 dos novos trens nos trilhos.
O trem, cujo vagão principal tem um formato mais aerodinâmico do que o atual top de linha N700A, reduz o ruído e vibração. Todas as poltronas são equipadas com tomadas e oferecem reclinação aprimorada.
O N700S está equipado com um sistema de bateria autopropulsada, a primeira entre os trens de alta velocidade do mundo, permitindo a ele se mover para um lugar seguro no caso de um blackout causado por um desastre natural ou erro humano.
“Esse é o melhor shinkansen, o qual oferece a mais fina qualidade de assentos e um espaço confortável”, disse o presidente da JR Central, Shin Kaneko, na cerimônia de partida na quarta-feira.
O mais novo modelo de trem-bala é formado por 16 vagões. Mas o N700S também pode operar em configurações de 8 ou 12 vagões. “Isso pode ser expandido de várias maneiras, tanto no Japão como fora do país. Visaremos ser o padrão global”, disse Kaneko.
Fonte: Asia Nikkei