O MLIT-Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão informou na quinta-feira (2) que considera manter somente os pedágios das vias expressas que recebem automaticamente pelo cartão ETC.
Ainda há cabines com funcionários recebendo a tarifa do pedágio mas diante da disseminação do novo coronavírus está pensando em manter somente as automatizadas.
Até 27 de junho 9 trabalhadores nas cabines dos pedágios testaram positivo e a intenção é reduzir o contato deles com o público para evitar novos infectados.
Atualmente 93% dos motoristas usam veículos com o cartão ETC. O governo ainda está analisando o que fazer com aqueles que preferem efetuar o pagamento em dinheiro.
O ministério informou que planeja formular um cronograma e novos procedimentos em relação ao pedágio automatizado, pois os motoristas que ainda não têm o sistema precisam adquirir e instalar o dispositivo, o que gera custo para eles.
Para a pessoa física que tem cartão de crédito basta fazer contato com a operadora e solicitar a inscrição no cartão ETC, se já tiver o dispositivo no carro.
Para os usuários do ETC as gestoras das vias expressas fornecem descontos para trafegar no fim de semana e feriados e também de madrugada, de 30% para ambos os casos. Também oferece programa de milhagem, contando 1 ponto para cada 10 ienes pagos. Para os motoristas que trafegam entre 6h às 9h e 17h às 20h há um programa de crédito de milhas.
Fontes: FNN, NHK e Nexco