Autoridades em uma cidade na região chinesa da Mongólia Interior emitiram um alerta no domingo (5), um dia após uma hospital ter reportado um caso suspeito de peste bubônica.
O comitê de saúde da cidade de Bayan Nur emitiu o alerta de terceiro nível, o segundo mais baixo em um sistema de 4.
O alerta proíbe a caça e consumo de animais que podem ser hospedeiros da peste e pede às pessoas que relatem quaisquer casos suspeitos da doença ou febre sem causas claras, e relatem sobre quaisquer marmotas doentes ou mortas.
O alerta de domingo segue 4 casos reportados da peste em pessoas da Mongólia Interior em novembro passado, incluindo a pneumônica, uma variante mais mortal da doença.
A peste bubônica, conhecida como “Peste Negra” na Idade Média, é uma doença altamente infecciosa e fatal que é espalhada principalmente por roedores.
Casos da peste não são incomuns na China, mas surtos se tornaram cada vez mais raros. De 2009 a 2018, o país registrou 26 casos e 11 mortes.
Transmissão
A peste bubônica é uma doença pulmonar causada pela bactéria Yersinia pestis.
A transmissão da peste bubônica ocorre através de ratos que apresentam pulgas infectadas com a bactéria causadora da doença.
A bactéria é transmitida aos humanos por meio da picada das pulgas. Com o avanço e agravamento da doença ela também é transmitida por espirros, saliva e contato com feridas das pessoas doentes.
Fonte: Agência Reuters