A East Japan Railway (JR East) revelou nesta segunda-feira (27) robôs autônomos de mobilidade e de desinfecção em sua estação de alta tecnologia em Tóquio, visto que a empresa visa introduzi-los até março de 2025.
O robô de limpeza, que foi desenvolvido pela Nippon Signal Co e a Syberdyne Inc, higieniza corrimões, bancos e outras partes da estação Takanawa Gateway ao borrifar desinfetante. O robô equipado com inteligência artificial, o Clinabo CL02, usa câmeras tridimensionais e sensores para evitar obstáculos.
A JR East disse que está considerando o uso do robô e outros de desinfecção a serem introduzidos depois para higienizar as partes internas de vagões no futuro.
Em uma outra demonstração, um robô que tem a aparência de um vagão da linha Yamanote serviu café em uma sala de conferências na estação.
Outros robôs que carregam bagagem, comidas e bebidas, assim como veículos de mobilidade para transportar pessoas dentro e em torno na estação também estão sendo operados em caráter experimental como parte de um projeto que mostra a área em volta da Takanawa Gateway.
A Takanawa Gateway foi inaugurada entre as estações Tamachi e Shinagawa no mês de março. Ela é a 30ª estação na linha Yamanote da JR East e a primeira a ser construída desde a Nishi-Nippori em 1971.
A estação de Shinagawa é um centro que serve estações de trem-bala com destino a Osaka e além, assim como trens da Keyu Corp. que se conectam ao aeroporto de Haneda.
A companhia ferroviária está introduzindo robôs avançados na estação Takanawa Gateway como um local de teste de nova tecnologia.
Robôs com inteligência artificial, que fornecem informações de transferência de trens e detecta itens suspeitos, já foram instalados na estação e há uma loja de conveniência com pagamentos automatizados.
Veja o vídeo:
Fonte: Mainichi