O mercado de capitalização da Tesla chegou a $210 bilhões na quarta-feira (1º), levando a especializada em carros elétricos a ultrapassar a Toyota para se tornar a montadora mais valiosa do mundo.
Crescente interesse em investimento ambientalmente consciente ajudou o valor da Tesla a aumentar cerca de cinco vezes ao longo do último ano. Suas ações alcançaram um máximo histórico de $1,135.33 na quarta-feira.
Investidores debandaram para a companhia como pioneira na mudança da indústria de automóveis para veículos conectados, autônomos e elétricos.
A ultrapassagem da Tesla sobre a Toyota destaca a dinâmica de mudança no setor. Além de ser uma marca principal no mercado de veículos elétricos, a companhia é conhecida por painéis solares e baterias recarregáveis.
A Tesla estabeleceu redes de produção local em ambos seus principais mercados – os EUA e a China – com a abertura de uma fábrica em Xangai no ano passado e planeja iniciar as operações em uma planta na cidade de Berlim em 2021. Ela visa aumentar sua capacidade de produção anual para 1 milhão de veículos no ano que vem, alta de 40% dos níveis atuais.
Contudo, a Tesla vendeu cerca de 367.500 veículos no ano passado, uma fração dos 10,74 milhões da Toyota.
Fonte: Asia Nikkei