A capital japonesa registrou 237 novos casos de infecção pelo novo coronavírus na terça-feira (21) e a estimativa é de 230 a 240 na quarta-feira (22). Assim, o total acumulado passará de 10 mil casos.
Especialistas analisaram a condição atual do quadro da infecção pelo novo coronavírus em Tóquio como o mais grave dos quatro níveis de vigilância existentes. Até terça-feira, foram 13 dias consecutivos com mais de 100 testados positivo.
Nessas circunstâncias, um dos especialistas em doenças infecciosas analisou a situação em Tóquio e apontou que a disseminação está se ampliando, e é necessário medidas rápidas em relação ao sistema médico.
A governadora Yuriko Koike pediu à população evitarem de sair neste feriado de 4 dias consecutivos, a partir de quinta-feira (23), caso tenha algum idoso ou pessoa com doença crônica em casa.
Recomendação de evitar de ir a Tóquio
Yasutoshi Nishimura, Ministro da Recuperação Econômica, apontou que a situação do atual quadro em Tóquio é perigosa, pois o novo vírus vem infectando muitos idosos. No entanto, disse que o sistema médico, incluindo os leitos para os doentes graves, ainda não está sob pressão.
O Primeiro Ministro Shinzo Abe declarou na terça-feira que embora o quadro em Tóquio tenha aumentado ainda não é uma situação que exija declaração do estado de emergência.
Em outras províncias, na véspera do feriado prolongado, os governadores, como os de Osaka, Aichi e Gifu, pedem que a população evite de ir a Tóquio.
Fontes: FNN, NHK e Bloomberg