A empresa dos EUA Inovio Pharmaceuticals disse que uma vacina experimental que ela está desenvolvendo é promissora e foi considerada segura em um ensaio clínico de estágio inicial.
Ela disse na terça-feira (30) que os resultados do teste em humanos mostraram que o valor de anticorpos aumentou e as respostas imunes estavam melhoradas em 34 de 36 pessoas imunizadas, o que equivale a 94%.
Durante os testes, respostas imunes foram medidas pela habilidade da vacina em gerar anticorpos balanceados, ou anticorpos neutralizadores de vírus.
A fabricante de medicamentos disse que 10 pessoas apresentaram efeitos colaterais, mas acrescentou que tiveram somente vermelhidão no lugar onde foi aplicada a injeção e outros sintomas leves.
A Dr. Kate Broderick, responsável pela pesquisa e desenvolvimento, disse à rede NHK que ela está extraordinariamente feliz com os dados que foram gerados até agora. Ela disse que isso lhe dá muita confiança.
Ela acrescentou que a empresa planeja começar um segundo ao terceiro estágio do teste em julho e terá como alvo um maior número de pessoas.
A Inovio Pharmaceuticals deve ser a segunda empresa dos EUA a avançar para o segundo estágio de testes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, testes em humanos estavam em curso para 17 tipos de vacinas no mundo desde 29 de junho.
Pelo menos 5 delas já avançaram para o segundo estágio. Alguns desenvolvedores dizem que esperam começar a produzir vacinas antes do fim deste ano ou no início do próximo.
Entretanto, alguns especialistas alertam que as maneiras pelas quais os anticorpos funcionam contra o novo coronavírus continuam amplamente desconhecidas. Eles dizem que exames detalhados deveriam ser conduzidos para verificar que as vacinas são seguras.
Fonte: NHK