A Sony apresentou seu carro-conceito elétrico automatizado no Japão pela primeira vez na segunda-feira (27), antes do início do teste até o fim deste ano fiscal em vias públicas no país, assim como nos EUA e Europa.
O prateado quatro portas Vision-S, revelado em janeiro deste ano na exposição de produtos eletrônicos CES em Las Vegas, viajou lentamente em uma via circular na sede da companhia no Japão. Telas grandes no painel mostram mapas e menus de conteúdo de entretenimento, muito parecidos com uma versão maior de um smartphone.
Trinta e três sensores, incluindo de imagem e de tempo de distância, trabalham juntos para oferecer uma figura precisa dos arredores do veículo mesmo em condições desafiadoras como nevoeiro, período noturno e luminosidade.
A Sony é a principal produtora de sensores CMOS, usados principalmente em câmeras de smartphones, e comanda metade do mercado global.
Mas ela está bem atrás de rivais no campo quente de sensores automotivos. A participação de 8,6% da Sony no mercado em volume de vendas se torna pálida ao lado dos 45% da rival americana ON Semicondutor, de acordo com a Techno Systems Research.
A Sony criou o carro como banco de ensaio para coletar dados a fim de melhorar sua tecnologia de sensores de automóveis.
A Magna Steyr da Áustria construiu o Vision-S em uma plataforma VE (veículo elétrico) que a Sony vê trabalhando com uma variedade de categorias de automóveis, incluindo esportes utilitários.
“Não podemos construí-lo sozinhos”, disse Izumi Kawanishi, vice-presidente sênior da Sony que comanda o esforço Vision-S.
“Estamos explorando colaborações, incluindo trabalho com fornecedores”. Em relação a montadoras, ele reconheceu que a companhia japonesa foi procurada por alguns parceiros em potencial.
O Vision-S não é para venda, pelo menos não nos atuais planos da Sony.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=j1RAdaSFWkM&feature=emb_title
Fonte: Asia Nikkei