Vários políticos sinalizaram suas intenções de buscar a chefia do governo desde o dia em que o primeiro-ministro anunciou sua renúncia por razões de saúde, enquanto alguns no dominante Partido Liberal Democrático – PLD esperam ver o secretário-chefe do gabinete Yoshihide Suga suceder Shinzo Abe.
O presidente do Conselho de Pesquisa Política do PLD, Fumio Kishida, o ex-secretário-geral do PLD, Shigeru Ishida, e a ex-ministra de assuntos internos Seiko Noda, mostraram seus interesses em se tornar o (a) próximo (a) líder.
Suga escreveu em seu blog no sábado (29) que fará o máximo para realizar suas responsabilidades em proteger as vidas e meios de subsistência das pessoas.
Um crescente número de pessoas do partido quer que ele seja o sucessor de Abe a fim de continuar políticas, incluindo a resposta à pandemia de coronavírus.
O secretário-geral Toshihiro Nikai e o chefe do Comitê de Assuntos da Dieta, Hiroshi Moriyama, concordaram em realizar um reunião geral de membros do PLD em ambas as câmaras da Dieta em algum momento entre 13 a 15 de setembro.
Eles se encontraram na noite de sábado para discutir como e quando escolher o sucessor de Abe.
Sob circunstâncias normais, todos os legisladores da Dieta do PLD e membros do partido a nível nacional votariam em uma eleição.
Mas eles concordaram desta vez que uma opção mais rápida deveria ser feita para evitar qualquer vácuo político. Eles pedirão apenas a legisladores da Dieta e representantes de comitês provinciais que emitam votos.
Outros partidos não promoveram quaisquer candidatos até agora, e vêm observando um ao outro de perto.
Candidatos poderiam iniciar suas atividades para valer após a terça-feira (1º), quando o partido dominante decidir quando e como o próximo líder será escolhido.
Fonte: NHK