O Mizuho Bank informou na sexta-feira (21) que passará a cobrar ¥1.100 de novos usuários para emitir uma caderneta bancária a partir de janeiro de 2021, a primeira mudança do tipo feita por uma grande instituição financeira japonesa.
O banco, unidade núcleo do Mizuho Finanical Group, visa encorajar clientes a mudarem para a forma digital visando a conveniência dos usuários e eficiência operacional.
Sujeitos à cobrança estarão pessoas com menos de 70 anos de idade e clientes corporativos que abrirem uma nova conta a partir de 18 de janeiro de 2021.
No mesmo dia, o Mizuho Bank começará a oferecer cadernetas digitais em que os usuários poderão visualizar em seus smartphones ou computadores suas atividades financeiras ao longo dos últimos 10 anos.
Clientes atuais poderão continuar recebendo as cadernetas de papel tradicionais gratuitamente se solicitadas.
As pessoas que abrirem novas contas poderão escolher entre uma caderneta de papel e uma digital. Se optarem pela versão física, será cobrado o valor.
Os rivais MUFG Bank e o Sumitomo Mitsui Banking também vêm incentivando clientes a mudarem para cadernetas digitais, e a ação do Mizuho poderia ter um impacto sobre eles.
Fonte: Nippon, Japan Times, NHK