Shinzo Abe pretende renunciar cargo devido a problemas de saúde
Em matéria da NHK, fontes do governo disseram que o primeiro-ministro Shinzo Abe pretende renunciar por motivos de saúde. As 17h desta sexta-feira (28), Abe fará um pronunciamento sobre sua saúde e poderá anunciar sua decisão.
Publicidade
Em 16 deste mês, o primeiro-ministro voltou para sua casa e ficou 3 dias em recesso. No dia 17, ele visitou o Hospital da Universidade Keio, e passou por exames médicos por aproximadamente 7 horas e meia.
Cerca de 1 semana depois, no dia 24, o primeiro-ministro voltou novamente ao hospital e ficou cerca de 3 horas no local. “Recebi explicações detalhadas sobre os resultados dos exames feitos no dia 17, e fiz alguns exames complementares. Vou tomar todo o cuidado com minha saúde para voltar para o trabalho sem problemas”, disse Abe na ocasião.
Há alguns anos, Abe foi diagnosticado com colite ulcerosa. Os exames realizados recentemente mostram que seu quadro clínico piorou.
Em 2006, Abe renunciou seu primeiro mandato por agravamento da doença. Depois de alguns anos, Abe voltou à sua carreira política e, em 2012, foi escolhido como primeiro-ministro.
Shinzo Abe é o primeiro-ministro com mais tempo de mandato na história do Japão, com 2799 dias até o momento.
Atualização:
Shinzo Abe anunciou oficialmente a renúncia. Clique para ver a notícia.
Fonte: NHK