O auge do verão tem sido de calor intenso. Na terça-feira (11) foi a primeira vez que foram registradas temperaturas acima de 35ºC em 230 pontos de observação meteorológica.
Nas cidades de Isesaki e Kiryu (Gunma) o termômetro marcou 40,5ºC por volta das 14h30. Em Hachioji (Tóquio) chegou a 39,3ºC.
Em ampla faixa do arquipélago as altas temperaturas chegam a colocar a vida em risco. Como grande parte da população está de férias, as recomendações vão além da hidratação constante e de procurar ficar em ambiente refrescante.
Para quem dirige, cuidados com a temperatura interna do carro, que pode exceder 50ºC quando parado. Por isso, antes de entrar recomenda-se ventilar o interior antes e jamais deixar frasco de álcool e sprays dentro dele.
Medidas contra hipertermia e vírus no novo verão
No primeiro verão com a disseminação do novo coronavírus os cuidados se intensificam. O governador de Aichi, Hideaki Omura, pediu à população para redobrar os cuidados no novo verão, e ainda por cima, com calor severo.
Recomendou medir a temperatura corporal todos os dias e que suspenda o uso da máscara em áreas externas onde não há outras pessoas.
Na quarta-feira (12) a tendência é de altas temperaturas novamente. A previsão é de 38ºC em Kumagaya (Saitama), 37º em Nagoia, Kofu e Shizuoka, e 36ºC em Quioto e Isesaki.
Fontes: JNN, FNN, Weather Map e Nagoya TV