Imagem ilustrativa: CDC via Health Mil.
Na segunda-feira (24) foram confirmadas 11 pessoas com infecção pelo novo coronavírus na província de Mie, com total acumulado de 349 e 2 mortes.
Publicidade
Dentre as confirmações 4 são da mesma família de Toin-cho. Primeiro foi um homem na faixa dos 50 anos, o qual trabalha na Toyota Shatai. Depois testaram positivo mais 3, de criança a idoso da família. Soube-se que em 13 deste mês participaram de um churrasco ao ar livre com amigo na faixa dos 20. Além dele, mais uma outra pessoa, adolescente, de Kuwana também se infectou.
Desse churrasco 6 pessoas testaram positivo, configurando um cluster de infecção.
Diante dessa situação o governador Eikei Suzuki chamou à atenção para o churrasco. “Mesmo com pessoas próximas vale a etiqueta. Procurem usar tong – pinça de cozinha – e não compartilhar copo de bebidas”.
Ou seja, compartilhar do mesmo tong pode ser perigoso, por isso, cada um deve usar o seu. Outro detalhe é a atenção com o copo ou lata de refrigerante ou bebida alcoólica. Convém escrever o nome para não pegar por engano.
Ao ingerir bebida alcoólica as pessoas tendem a ficar mais soltas e falar mais alto, gerando gotículas de saliva no ar, por isso, é recomendado abrir espaço. Ou seja, manter o distanciamento social é importante.
Os clusters de infecção confirmados em churrascos vêm aumentando em todo país. Por isso, recomenda-se cuidados básicos nesse tipo de evento.
Fontes: Nagoya TV e Tokai TV