As autoridades na China encontraram coronavírus nos pacotes de frutos do mar congelados importados que chegaram da cidade portuária de Dalian, no noroeste do país, que recentemente lutou contra um aumento de casos do vírus, disse um governo local na terça-feira (11).
O vírus foi encontrado na parte exterior de pacotes de frutos do mar congelados trazidos por 3 companhias em Yantai, uma cidade portuária na província de Shandong, no leste da China.
O governo da cidade de Yantai disse em uma declaração que os frutos do mar eram de uma remessa que chegou a Dalian, mas não disse de onde se originou.
Em julho, oficiais da alfândega em Dalian, um porto principal na província de Lianonig, encontraram coronavírus nos pacotes de camarões congelados do Equador, e a China suspendeu importações de produtoras equatorianas.
O coronavírus foi detectado pela primeira vez em um mercado que vendia frutos do mar e animais selvagens na cidade de Wuhan no fim do ano passado.
Uma porção dos frutos do mar que as três companhias de Yantai compraram havia sido processada para exportação, enquanto o restante foi mantido em refrigeração e não entrou no mercado, disse o governo de Yantai.
As autoridades vedaram os produtos, disse o governo da cidade.
Todos que manusearam os produtos estavam sob quarentena e testaram negativo para Covid-19, disse.
O mais recente surto de Covid-19 na cidade de Dalian começou no fim de julho, com o primeiro caso sendo um funcionário de uma companhia de processamento de frutos do mar.
Até 9 de agosto, Dalian havia reportado um total de 92 casos.
Fonte: Straits Times