Bomba de combustíveis no posto self service (UTY)
Segundo informação de quinta-feira (13) do METI-Ministério da Economia, Comércio e Indústria, o preço médio de um litro de gasolina comum, no dia 11, é de 135,20 ienes. O aumento foi de ¥1,10 pela 13.ª semana consecutiva.
Publicidade
Já o preço médio do litro de gasolina de alta octanagem chegou a 146,40 ienes, igualmente com aumento pela 13.ª semana consecutiva. E o litro do óleo diesel está custando em média 116 ienes, com ¥1 de aumento.
O que mudou este ano
A situação é diferente este ano. O número de pessoas que deixou de voltar para a cidade natal devido à infecção do novo coronavírus aumentou e, portanto, o volume de tráfego durante a temporada de Obon diminuiu.
De acordo com o MLIT-Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, o volume de tráfego nas vias expressas de âmbito nacional no primeiro dia do feriado de Obon, no sábado (8), teve uma redução em cerca de 40% em relação ao ano anterior nos principais trechos.
Segundo a Associação do Petróleo do Japão, o estoque de gasolina no dia primeiro era de cerca de 1.661.000 quilolitros, ou 6% superior ao mesmo período do ano anterior. Isso ilustra o nível mais alto em 3 anos para o início de agosto, ou seja, queda de consumo.
Está previsto novo aumento – mais modesto – na próxima semana.
Fontes: Nikkei Shimbun e UTY