Explosão em Beirute: governo do Líbano renuncia

A explosão de 4 de agosto em um depósito portuário causou a morte de pelo menos 163 pessoas e deixou mais de 6 mil feridas.

Hassan Diab, primeio-ministro do Líbano, anuncia renúncia do governo (NHK)

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, anunciou a renúncia de seu governo na segunda-feira (10), dizendo que a explosão que devastou Beirute e causou fúria pública foi resultado de corrupção endêmica.

Publicidade

A explosão de 4 de agosto em um depósito portuário, a qual as autoridades dizem ter sido mais de 2 mil toneladas de nitrato de amônio, causou a morte de pelo menos 163 pessoas, deixando mais de 6 mil feridas e destruiu amplas faixas da capital mediterrânea, agravando meses de colapso político e econômico.

O presidente Michel Aoun aceitou a renúncia e pediu ao governo de Diab – formado em janeiro com o apoio do poderoso grupo Hezbollah do Irã e seus aliados – a ficarem temporariamente até que um novo gabinete seja formado, de acordo com uma reportagem na TV.

O depósito no porto que sofreu megaexplosão (NHK)

Para muitos cidadãos libaneses comuns, a explosão foi a última palha em uma crise prolongada do colapso da economia, corrupção, governo desperdiçado e disfuncional, e eles tomaram as ruas exigindo mudança radical.

“O regime todo precisa mudar. Não fará diferença se houver um novo governo”, disse Joe Haddad, engenheiro em Beirute, à Reuters. “Precisamos de eleições rápidas”.

O sistema do governo exige que Aoun se consulte com blocos parlamentares sobre quem deveria ser o próximo primeiro-ministro, e ele é obrigado a designar o candidato com o maior nível de suporte entre parlamentares.

Fonte: CNBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuva de meteoros de terça a quinta-feira

Publicado em 11 de agosto de 2020, em Sociedade

Se quer fazer pedidos ou simplesmente se encantar com a chuva de meteoros tome nota do horário de pico.

Chuva de meteoros Perseidas em 2007 (Wikipedia)

O espetáculo que a galáxia oferece pode ser observado a olho nu, portanto, escolha um local preferencialmente escuro para se render à chuva de meteoros.

Publicidade

A constelação Perseus radiante no céu, provoca uma chuva de meteoros em agosto, como uma das 3 maiores. Segundo o Observatório Astronômico Nacional, de um local sem interferência de luzes, poderão ser vistos pelo menos 30 ‘estrelas cadentes’ em 1 hora na noite de ápice, quarta-feira (12). O fenômeno prossegue até 24, mas não tão visível quanto de terça a quinta-feira.

Embora a lua esteja no céu a sua luz não é tão intensa nesse período, o que favorece ver a chuva de meteoros Perseidas.

Então, tome nota: o ápice é por volta das 22h de quarta-feira, seguindo até antes do amanhecer de quinta-feira.

Infográfico: Weather News

Para localizar a constelação Perseus pegue a bússola, tem inclusive app no smartphone, e procure o nordeste no céu. Do lado direito do ponto de radiação verá a constelação. Se for mais fácil localize primeiro a Polaris, à sua direita fica Perseidas Radiante e logo à direita a constelação.

No mapa abaixo as áreas marcadas em laranja são de onde se poderá ver claramente e as em amarelo possivelmente. Como se trata de uma previsão poderá mudar.

Em laranja são as áreas de onde se poderá ver claramente (Weather News)

Caso queira assistir uma transmissão ao vivo, toque aqui para abrir o link do canal no YouTube.

Fontes: Fukui Shimbun, Weather News e Karapaia 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão