O Líbano está de luto após uma explosão de grandes proporções na capital Beirute ter causado a morte de pelo menos 100 pessoas e ferido mais de 4 mil na terça-feira (4).
A cidade inteira foi sacudida pela explosão, que começou com incêndio no porto que explodiu em uma nuvem cogumelo.
O presidente Michel Aoun disse que 2.750 toneladas de nitrato de amônio haviam sido armazenadas de forma insegura em um depósito por 6 anos.
Ele agendou uma reunião urgente do gabinete para esta quarta-feira (5), e disse que um estado de emergência de duas semanas deveria ser declarado.
Please take a minute or two to pray for our brothers & sisters at Beirut, Lebanon.There has been a massive explosion &the blast leave dozens dead & thousands injured.
Our prayers & thoughts are with them.#BeirutBlast #LebanonExplosion#PrayForLebanon pic.twitter.com/jAqH7LNd0b
— mannat (@ShehnazArticles) August 5, 2020
O país observará um período oficial de luto por 3 dias a partir de quarta-feira.
Aoun também anunciou que o governo liberaria 100 bilhões de libras (US$66 milhões) de fundos de emergência.
“O que estamos presenciando é uma catástrofe gigantesca”, disse o chefe da Cruz Vermelha do Líbano George Kettani à mídia local. “Há vítimas e mortos por todos os lugares”.
Equipes de resgate continuam a vasculhar os escombros e o número de mortos deve aumentar.
Autoridades disseram na terça-feira que uma investigação estava em curso para descobrir o lugar exato da explosão. O Conselho de Defesa Suprema do Líbano disse que os responsáveis enfrentariam a “máxima punição” possível.
O nitrato de amônio havia sido descarregado de um navio apreendido no porto em 2013, e então armazenado em um depósito no local.
A explosão ocorre em um momento sensível para o Líbano, com uma crise econômica reacendendo divisões antigas, enquanto o país enfrenta dificuldades com o coronavírus.
Tensões também aumentam antes do veredito na sexta-feira (7) sobre a morte do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri em 2005.
The extent of the damage is just crazy. The death toll is undoubtedly going to be devastating :( pic.twitter.com/QASX70QW2v
— Omar Baddar (@OmarBaddar) August 4, 2020
Fonte: BBC