Na quarta-feira (12) o governador de Okinawa, Denny Tamaki, informou que considera elevar o nível de alerta, do terceiro de período de infecção epidêmica para o quarto, de epidemia de doença infecciosa.
Assim, na quinta-feira (13) será realizada uma reunião para decidir sobre isso e consequentemente, se estende o período de emergência, inicialmente declarado entre 1.º a 15 deste mês.
Se isso acontecer poderá ser solicitado a toda a população local ficar em casa – ou quarentena – e também pedir que os visitantes evitem de viajar para a província.
Por outro lado, existe a possibilidade de a declaração de emergência ser prorrogada sem essas medidas. O governo local fará um julgamento cuidadoso com base na situação de propagação da infecção e como conciliar a economia, já que sem o turismo Okinawa amarga um período muito difícil.
Na quarta-feira foram mais 66 casos confirmados, subindo para 1.308 no total, com clusters de infecção em vários locais, como hospitais, escolas, clubes noturnos e outros.
Nas bases americanas são 317 mas esse total não interfere nas decisões do governo local.
Fontes: FNN, Okinawa Times e Ryukyu Shimpo