O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca realiza todas as semanas um levantamento sobre o preço dos 8 principais vegetais e legumes em 470 lojas de todo Japão.
Segundo o ministério, o valor médio de diversos alimentos subiu em relação aos anos anteriores. O maior aumento foi o da alface, que está 2,1 vezes mais cara. Em seguida, o repolho e a batata estão com valores respectivamente 90% e 50% maiores. A elevação no preço também foi observado na berinjela e no pepino, que registraram um aumento de 40%.
Em relação à semana anterior, os valores da alface e da batata diminuíram. Em contrapartida, devido à falta de chuva na província de Gunma, que é a principal produtora de repolho, a produção diminuiu, o que levou à subida no preço.
O preço de varejo do repolho no Mercado Central de Tóquio nesta segunda-feira (24) chegou a 80% maior do que a média. Contudo, o preço da alface, pepino e berinjela estão voltando ao normal aos poucos.
“Se não chover, o preço do repolho continuará alto, mas o pico do preço da alface e do pepino já passou. Então, prevemos que os preços (no geral) podem diminuir”, aponta o ministério.
Fonte: NHK