A empresa japonesa de equipamentos ópticos Olympus anunciou o recall de aproximadamente 4150 endoscópios vendidos para diversos países. Segundo o anúncio, serão 3900 da linha “BFTYPEQ180”, utilizados para exames do pulmão e traqueia, e 250 da linha “CHFTYPECB30S”, específicos para análises das vias biliares.
A empresa declarou que, principalmente os endoscópios para exames do pulmão e traqueia, mesmo dedetizados propriamente após serem utilizados, continuam com um grande número de microrganismos, o que pode aumentar o risco de contaminação de doenças. Os modelos em questão foram vendidos mundialmente por 14 anos para diversas instituições médicas até março de 2019.
Os endoscópios para exames das vias biliares foram vendidos até março de 2020 por 22 anos mundialmente, incluindo para hospitais japoneses. A empresa relata que houve casos em que peças do endoscópio ficaram dentro do corpo de pacientes.
A empresa cancelou a produção e venda desses modelos e informou as instituições que podem estar utilizando os aparelhos sobre o recall.
“Pedimos nossas sinceras desculpas aos pacientes e prestadores de serviços de saúde pelo transtorno”, disse a Olympus.
Fonte: NHK