Um vulcão na Indonésia emitiu uma nuvem de cinzas gigante a uma altura de 5Km nesta segunda-feira (10) em sua segunda erupção em 3 dias, fazendo um barulho estrondoso e deixando o céu escuro, disseram autoridades e residentes.
A erupção do Monte Sinabung na ilha de Sumatra ocorre após mais de 1 ano de inatividade e foi o segundo desde sábado (8), enquanto autoridades alertaram residentes e turistas sobre possíveis fluxos de lava.
Imagens dramáticas da erupção que ocorreu de manhã capturadas por residentes mostraram uma nuvem gigante de cinzas grossas subindo a partir do pico da montanha de 2.460 metros em Karo, Sumatra do Norte.
“O som era como o de um trovão, ele durou menos de 30 segundos”, disse o residente Farchrur Rozi Pasi à agência Reuters.
Residentes foram alertados a permanecerem a uma distância de 3Km do raio do vulcão e usarem máscara para minimizar os efeitos da inalação de cinzas vulcânicas, disse a agência de vulcanologia em uma declaração.
Nenhuma fatalidade foi reportada até o momento e uma porta-voz da autoridade de aviação civil disse que voos ainda estavam operando na região.
O Sinabung, localizado em um dos países mais vulcanicamente ativos do mundo, ficou inativo por séculos antes de entrar em erupção novamente em 2010.
#BREAKING: Large eruption reported at Mount Sinabung Volcano in northern Sumatra, Indonesia. pic.twitter.com/BSxxBfC6Al
— UA News (@UrgentAlertNews) August 10, 2020
Fonte: Asahi