Cerca de 380 baleias morreram no que suspeita-se ser o maior encalhe em registro da Austrália, disseram oficiais.
Desde a segunda-feira (21), centenas de baleias-piloto-de-aleta-longa foram encontradas encalhadas na costa oeste da Tasmânia.
Equipes de resgate conseguiram salvar 50 até a noite de quarta-feira (23) e estavam tentando ajudar as cerca de 30 restantes.
O governo da Tasmânia disse que o esforço de resgate continuaria “enquanto houver animais vivos”.
“Enquanto elas estiverem vivas na água ainda há esperança para elas – mas com o passar do tempo elas ficam mais exaustas”, disse Nic Deka, gerente regional do Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia.
Ele acrescentou que o foco agora também mudaria para remover centenas de carcaças espalhadas ao longo da costa. Um plano de limpeza está sendo trabalhado – no passado, carcaças foram enterradas na costa ou levadas para o mar aberto.
O encalhe, um dos maiores já registrados globalmente, ultrapassa um recorde nacional anterior de 320 na Austrália Ocidental em 1996.
Por que as baleias encalharam?
Cientistas dizem que a razão é geralmente desconhecida, mas eles têm várias teorias, incluindo que as baleias são atraídas por peixes até a costa e ficam desorientadas.
Mamíferos altamente sociais, as baleias-piloto em particular são conhecidas por encalhar em grupo porque elas viajam em comunidades grandes e unidas que dependem de constante comunicação.
Baleias-piloto não são consideradas ameaçadas de extinção, embora aos números exatos de sua população não sejam conhecidos.
Cientistas acreditam que haja cerca de 1 milhão de baleias-piloto-de-aleta-longa e 200 mil baleais-piloto-de-aleta-curta no mundo.
Fonte: BBC