Somente 3 pacientes com influenza foram reportados na semana de 31 de agosto a 6 de setembro, menos de um milésimo do nível no mesmo período do ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
O primeiro relatório sobre o número de pacientes com influenza para esta temporada foi compilado a partir de cerca de 5 mil instituições médicas em todo o país.
Acredita-se que os declínios tenham sido resultado das pessoas se tornando cada vez mais conscientes sobre higiene devido à propagação do novo coronavírus e tomando medidas como higienização das mãos e mais uso de máscaras, disse um oficial do ministério.
De acordo com o ministério, os três casos foram reportados em cada uma das províncias de Gifu, Osaka e Okinawa.
Durante o mesmo período do ano passado, houve 3.813 casos, em parte devido a um surto na província de Okinawa. Tipicamente, centenas de casos são reportados no início de setembro.
O número de pacientes que contrai influenza geralmente atinge o pico entre janeiro e fevereiro. “As medidas contra o novo vírus também são eficazes para a influenza, então, por favor, continuem os esforços”, disse o oficial do ministério.
Fonte: Yomiuri