Como efeito do forte tufão Haishen, o 10.º do ano, chuvas extremamente fortes caíram pontualmente em alguns locais da região de Tokai, causando inundações e alagamentos no domingo (6).
Em Yokkaichi (Mie) uma chuva torrencial de 61mm/h, até 22h40, provocou alagamentos nas vias públicas e inundações em pelo menos 8 edifícios. Até a manhã de segunda-feira (7) foram registrados 121mm de índice pluvial na cidade.
A Chubu Electric Power informou sobre apagão em Mie, na manhã de segunda-feira, como consequência da chuva. Até 7h são cerca de 1.330 pontos em Tsu, cerca de 260 em Odai e cerca de 20 em Owase.
O mau tempo impactou a operação do shinkansen e no Centrair 34 voos – de partida e chegada – foram suspensos na segunda-feira.
A chuva deverá continuar na segunda e terça-feira, com índices pluviométricos de 300mm em Mie, 250mm em Gifu e 200mm em Aichi, até 6h de terça-feira (8). Por isso, os observatórios meteorológicos avisam para a população ter cautela com os riscos de desastres como deslizamentos.
Fontes: Tokai TV, CBC TV, Nagoya TV e CTV