A Saizeriya, operadora de uma rede de restaurantes italianos com refeições acessíveis no Japão, abrirá estabelecimentos menores em Tóquio, enquanto a indústria de serviços alimentares se volta para opções de entrega com custo mais baixo em meio à pandemia.
Até abril, a operadora da rede terá restaurantes compactos com cerca de 60% o tamanho de seus atuais. Os estabelecimentos terão quase o mesmo tamanho de uma loja de conveniência japonesa. Os custos para refrigeradores e outros equipamentos, assim como aluguel e mão de obra, serão reduzidos.
Na verdade, o custo para abrir um dos novos restaurantes será cerca da metade daquele de tamanho completo.
Os restaurantes compactos terão lugares para clientes que vão sozinhos. Cada espaço de refeição terá divisão em ambos os lados.
Os cardápios e preços não vão mudar, mas pedidos de entrega e takeout (para viagem) serão enfatizados para atender à crescente demanda por refeições preparadas em restaurantes que podem ser consumidas em casa.
A Saizeriya espera que cada um dos restaurantes menores chegue a cerca de 10 milhões de ienes (US$94.500) em vendas mensais, o mesmo nos estabelecimentos existentes.
Os planos são para abrir 10 desses restaurantes compactos até o próximo mês de agosto, principalmente em Tóquio.
No Japão, 100 grandes operadores de pubs (bares) e restaurantes, incluindo a Colowide, Watami e Yoshinoya, tiveram que fechar mais de mil estabelecimentos desde o fim de julho devido ao novo normal. De acordo com a Teikoku Databank, 538 restaurantes faliram de janeiro a junho, um número recorde.
Embora o número de pessoas infectadas com coronavírus esteja em tendência de queda, há temores de que o inverno possa trazer uma nova onda de casos.
Fonte: Asia Nikkei