O 9.º tufão do ano, classificado como muito forte, chegou a 940hPa, se desloca lentamente, causou danos em Okinawa na segunda-feira (31) e continua com rajadas de vento de até 45m/s ou 162km/h.
Por causa da passagem muito próxima, na segunda-feira as escolas dispensaram os alunos até 13h, o transporte público parou às 15h, voos foram cancelados e as consequências foram 33,3 mil apagões e danos. Escolas, comércio, aeroporto e outros deverão continuar fechados pelo menos até a tarde de terça-feira.
Até a manhã de terça-feira (1.º) uma mulher caiu e se feriu, uma parte da parede de um prédio de Naha desprendeu por causa das rajadas e caiu sobre os carros estacionados, 2 tanques de água foram derrubados, vários trechos de rodovias estão bloqueados, ocorreram inundações nas costas por causa da maré cheia e elevação das ondas.
O tufão Maysak deverá causar danos em Kyushu mesmo não se aproximando tanto quanto em Okinawa, na quarta-feira (2), o que requer cuidados, pois continuará com a classificação de muito forte.
Na segunda-feira a AMJ-Agência de Meteorologia informou sobre o ciclone tropical formado próximo às Ilhas Ogassawara. Há previsão de que se transforme em tufão em breve.
Ainda não é possível fazer uma previsão com mais exatidão sobre seu percurso, mas poderá se aproximar de Okinawa e Kyushu. Por isso, convém ficar atento.
Fontes: AMJ, Tenki, Weather News, Okinawa Times e Ryukyu Shimpo