Às 15h50 de sábado (5) a Agência de Meteorologia do Japão classificou o tufão de número 10 como muito grande e muito forte, com pressão atmosférica central de 920hPa, com velocidade máxima do vento no centro de 50 metros por segundo, a velocidade instantânea é de 70 metros por segundo.
Nesse horário do anúncio estava a 170 quilômetros de Minani Daitojima, ilha e cidade de Okinawa. Por isso, nas 3 ilhas Daito a população já está com ordem de evacuação desde manhã, pois é um da categoria de devastador.
Às 15h40 de sábado foi constatada uma rajada de vento de 41,7 metros por segundo em Daitojima ou cerca de 150 km/h.
A ilha principal da província de Okinawa já está com ventania, mas a tempestade deverá começar na manhã de domingo (6), com a aproximação. As ilhas Amami (Kagoshima) deverão ficar sob o olho muito nítido do temido tufão, por isso, alertas para preservação da vida.
Na manhã de segunda-feira (7) o Haishen deverá se aproximar de Kyushu.
Mesmo que não cubra toda a região de Kyushu, ficará mais próximo do lado leste do tufão, por isso, é possível que a tempestade seja uma jamais vivenciada.
No domingo, em Amami e Okinawa a velocidade instantânea máxima do vento deverá ser de 80 metros por segundo ou 288 quilômetros por hora, sendo que em Kyushu deverá ser de 35 a 65 metros por segundo.
Na segunda-feira (7) a tempestade em Kyushu poderá ser com rajadas de vento recorde, de 55 a 70 metros por segundo. Por causa disso podem ocorrer apagões, além de danos materiais.
Chuva e elevação de ondas nas regiões
Na segunda-feira o tufão Haishen deverá ter queda de potência mas ainda assim Além das rajadas violentas de vento, a maré alta com elevação das ondas podem causar desastres graves, exigindo o máximo de cautela.
Além das ilhas Daito, toda a província de Okinawa terá chuva intensa, de gerar alertas, no domingo.
Norte e sul de Kyushu e Amami estarão sob chuva intensa, além das elevações de ondas, com mar muito agitado, entre domingo a segunda-feira. Jamais se aproxime da costa, pois há alta possibilidade de inundação por causa disso.
A costa do Oceano Pacífico das regiões de Shikoku, Chugoku e Kinki terão elevação de ondas na categoria de alerta, além de tempestade, no domingo, sendo que no dia seguinte, chuva pesada.
A previsão do índice pluviométrico por área, no sábado, é de:
- 400 a 600 mm no sul de Kyushu
- 300 a 500 mm no norte de Kyushu
A chuva poderá se estender até a região Tokai.
Se mora em uma dessas regiões fique atento aos alertas das autoridades locais. Para preservar a vida recomenda-se evacuar para um local seguro antes que comece o vendaval.
Assista ao vídeo publicado no Okinawa Times, com cenas gravadas em Daitojima. Por causa da maré alta com elevação de ondas, elas ultrapassaram o quebra-mar.
Fontes: AMJ, FNN, NHK e Okinawa Times