No final da tarde de quinta-feira (3) representantes da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão e Ministério e MLIT-Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, realizaram uma coletiva de imprensa para informar sobre o tufão de número 10 e alertar sobre os riscos.
O Haishen se desloca do sul do Japão em sentido a Kyushu. Até as 7h de sexta-feira (4) a pressão atmosférica central é 950hPa, classificado como muito forte.
Por volta das 6h de sábado (5) deverá estar a 290 quilômetros da Ilha Daito ou Daitojima (Okinawa). Depois, às 3h de domingo (6) terá ganhado força, entrando na classificação de violento, com 915hPa, a 40 quilômetros de Daitojima. Por isso, a ilha ficará sob essa área de tempestade violenta e a ilha principal de Okinawa sob a área de tempestade muito forte.
Na segunda-feira (7), às 3h, terá perdido um pouco da força, com 925hPa, avançando a oeste de Kyushu.
As influências do tufão são de elevação de ondas de até 14 metros em Okinawa, 8 em Amami e 6 em Kyushu, desde sábado.
Até 6h de domingo são calculados índices pluviométricos de 200 a 300mm em Amami, Okinawa e Kyushu. A chuva deverá se estender para Shikoku e Tokai, com previsão de 100 a 200mm.
A AMJ e ministério pediram à população que termine os preparativos para a prevenção até o fim do dia de sexta-feira, se reside nas áreas onde poderão ser afetadas pelo tufão Haishen.
Fontes: AMJ e Mainichi