Classificado como forte o tufão n.º 10 está se movendo para o oeste enquanto se desenvolve rapidamente no mar ao sul do Japão, segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, de quinta-feira (3).
A previsão é de que se torne muito forte, com queda dos atuais 970hPa para 940hPa na manhã de sexta-feira (4). No dia seguinte, sábado, a AMJ prevê que ganhe muito mais força, com 920hPa, classificando-o como feroz.
Existe o perigo de se aproximar de Okinawa e Ilhas Amami no domingo (6) e de colocar Kyushu sob sua área de tempestade violenta na segunda-feira (7), com um desenvolvimento recorde, com força de pressão e tensão que chega a 915 hectopascais. A área do Haishen é de 430 quilômetros e se desloca a 20 quilômetros por hora, mas pode mudar.
Calculando a pior das hipóteses é preciso que as populações de Okinawa, Amami, Kyushu, se estendendo a Shikoku e Kansai, se preparem para se protegerem pois é possível que ocorram elevações de onda jamais vistas, além de rajadas de vento violentas mais chuva.
Danos muito piores do que em Okinawa e Kyushu
Segundo levantamento do jornal Asahi, em Kyushu o tufão n.º 9 causou 2 feridos em Saga e 5 em Nagasaki. De acordo com Kyushu Electric Power por causa das rajadas de vento ocorreram cortes de energia em 146.590 pontos de 4 províncias – Fukuoka, Saga, Nagasaki e Kumamoto – até 1h de quinta-feira. Às 9h ainda continuavam com apagão 65 mil pontos em Nagasaki , dentre os 71 mil nas 4 províncias.
Vale lembrar que em Okinawa os danos também foram grandes nas 32 horas de passagem do tufão, mesmo a cerca de 200 quilômetros da costa.
O tufão Haishen, o 10.º do ano, é muito mais violento, por isso, os cuidados devem ser redobrados, pois pode ser o pior de todos os tempo, comparado ao mortal Isewan.
Recomenda-se ficar atento ao movimento do tufão pois a previsão pode mudar.
Fontes: AMJ, Weather News, ANN e Asahi