Desde a manhã de sábado está sob tempestade, a qual piora tarde da noite pois fica praticamente sob o olho do tufão e, depois, as ilhas Amami (Miyazaki), na manhã de domingo.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ realizou mais uma coletiva de imprensa, às 20h de sábado, para atualizar o movimento do tufão Haishen, extremamente forte, com 920hPa, grande e temeroso.
Sem perder a força o Haishen segue de Daitojima a Amami, com rajadas de vento que chegam a 70 metros por segundo. Isso significa danificar ou derrubar parte das casas ou edifícios e veículos. Ainda, as ondas ganham altura jamais vistas, parecidas com tsunami.
Kagoshima poderá ter alerta especial do tufão – dado só quando ele é igual ou abaixo de 930hPa – na manhã de domingo, por causa dos fenômenos nunca vistos antes, informou a AMJ na coletiva de imprensa. Portanto, a sugestão é de buscar abrigo em local seguro, no máximo durante a manhã de domingo, seguindo as instruções das autoridades locais.
Poderá ter rajadas de vento violentas, de 45 a 60 m/s ou mais, por isso, é preciso ter vigilância extrema, como também ondas muito elevadas, maré alta.
Há risco de destruição parcial de casas e edifícios, blackout por causa da queda de postes, quebra-mar pode ser destruído, maré alta e ondas muito altas podem inundar áreas costeiras, além de chuva intensa desde a noite de domingo, de 500 a 800mm em 24 horas.
Veja a previsão do curso do tufão.
- 6h de domingo: Daitojima fica praticamente sob o olho do tufão com 920hPa, se deslocando a 15km, em sentido a Amami (Kagoshima). A ilha principal de Okinawa fica sob parte da área de tempestade
- 12h de domingo: Amami
- 18h de domingo: Yakushima (Kagoshima) 920hPa, podendo perder um pouco a força, chegando a 940hPa
- 21h de domingo: Kyushu já entra na área de tempestade do tufão até segunda-feira. Estão previstas rajadas de vento de até 70m/s em Kagoshima, Kumamoto e Nagasaki, e de até 60m/s em Fukuoka e Miyazaki
As indústrias de Fukuoka, tanto as automotivas quanto outras, já informaram que o expediente será suspenso na segunda-feira. Poderão suspender no domingo, dependendo da situação.
No sul de Kyushu as empresas de transporte – companhias aéreas, férreas, marítimas, shinkansen e outras – também já informaram que estarão com operação suspensa, parcialmente no domingo e total na segunda-feira.
De Okinawa a Tokai há previsão de chuva, sendo mais forte em Amami e Kyushu. Nas áreas norte e sul de Kyushu a previsão indica índice pluviométrico de 48 horas equivalente ao de um mês, tamanha a intensidade.
Se mora em um desses locais a serem afetados pelo tufão, busque abrigo seguro, seja em casa de parentes, amigos, hotel ou local de evacuação indicado pela prefeitura. Além disso, como o smartphone é uma fonte de informação, lembre-se de deixá-lo com 100% de carga de bateria.
Fontes: coletiva de imprensa AMJ, NHK, ANN, JNN e Tenki