Tufão Utor, o quarto de 2001, com diâmetro de 1,9 mil km (Wikipedia)
Segundo levantamento do site Weather News a média de aproximações dos tufões em agosto costuma ser 6 e em setembro quase 5. E a temporada prossegue até outubro, sendo que em alguns anos ocorreram em novembro e dezembro.
Publicidade
Infográfico: Weather News
Como se sabe, o Japão é um país suscetível a esse fenômeno, o qual causa danos humanos e materiais em grande escala. Jamais se deve subestimar as consequências de um grande tufão devastador, como foi o 18.º de 7 de setembro de 2004. No total foram 46 mortos e desaparecidos, 1.399 feridos, 65 mil casas danificadas e mais de 21 inundadas.
O tufão 26 de 2013 também foi danoso, com 40 mortes, além de milhares de casas e edifícios danificados.
Por isso, é preciso tomar cuidados antes e durante a passagem para se proteger. Também é preciso ficar atento aos comunicados das autoridades locais para evacuação precoce no caso de desastres como enchente, inundação, deslizamento e outros.
Cuidados constantes com a casa
Se mora em casa térrea é importante fazer manutenção constantemente, mesmo sem previsão de tufão. Isso inclui limpeza das calhas, locais de dreno e telhados, inspecionar muros e paredes e fazer reforço, se for o caso.
Limpeza dos locais de drenagem, reunião em família para decidir onde se encontrar e preparativo da mochila (Tenki)
Antes da aproximação do tufão
Ao saber que esse fenômeno pode se aproximar da região onde mora é conveniente recolher tudo o que possa ser levado pela forte ventania, tanto da varanda quanto do quintal. Bicicletas, brinquedos das crianças, varais, vasos de plantas e outros. Se esses objetos não forem recolhidos podem atingir sua casa e da vizinhança, o que pode causar ferimentos.
Caso tenha árvores no quintal convém verificar se precisam de reforço.
Dentro de casa
Dentro de casa (ou do apartamento) convém reforçar os vidros colando fitas adesivas ou papelões. Fechar as cortinas para servirem de proteção no caso dos vidros quebrarem.
Colar fitas nos vidros das portas e janelas, recolher os vasos das plantas e encher a banheira (Tenki)
Se mora em casa térrea ou primeiro andar do prédio, eleve a altura do que pode se estragar caso o local seja inundado, como móveis e eletrodomésticos.
Independente do andar onde mora convém desplugar os eletroeletrônicos para evitar curto-circuito.
Prevendo que o fornecimento de água poderá ser suspenso por rompimento da tubulação, separe água o suficiente na banheira para usar no vaso sanitário, se for preciso. E deixe um balde por perto.
Verifique se tem estoque de água potável e alimentos para passar um ou dois dias, para todos da família. Se tem bebê verifique se não falta leite em pó, papinha, fraldas, lenços higiênicos e outros.
Pronto para evacuar se for preciso
Deixe uma mochila pronta caso precise evacuar e saiba onde fica o abrigo. Lembre-se de conferir se a lanterna tem pilhas, coloque uma muda de roupa, toalha, água e comida de emergência, isqueiro ou fósforo, moedas de ¥10 caso precise usar o telefone público, bateria extra para o smartphone e capa de chuva. Lembre-se de não deixar a mochila pesada para o caso de ter que sair a pé e ter as duas mãos livres.
Jamais vá para o leito do rio ou canal, ver como está o mar ou subir no telhado, no dia do tufão (Tenki)
É conveniente manter contato com os vizinhos pois a solidariedade é importante.
É bom deixar combinado com cada membro da família onde podem se encontrar em um caso como esse, pois pode acabar a energia elétrica e telefones celulares poderão ficar fora de serviço.
Se preferir ficar abrigado em casa, onde não oferece nenhum perigo, não há necessidade de sair. Mas, se houver ordem de evacuação tome todos os cuidados na hora do deslocamento.
Itens a acrescentar nos tempos de coronavírus
Mesmo em meio à epidemia o mais importante é preservar a vida. Por isso, mesmo com receio de se infectar ou contagiar terceiros no abrigo, a recomendação é evacuar.
Nessa hora precisa acrescentar itens como termômetro, lenços de papel, lenços higiênicos ou álcool em gel ou spray e máscaras descartáveis extras. São artigos pessoais e importantes, por isso, acrescente na sua lista. É imprescindível que use e leve máscaras descartáveis, pois no local de abrigo poderá ter interrupção de fornecimento de água, o que impossibilita a lavagem das de tecido.
Antes de ir para o abrigo
Lembre-se de desligar a fonte do gás e o disjuntor elétrico. Também é importante conferir se as janelas e portas foram trancadas.
Ao sair, preferencialmente de dia, olhe bem por onde anda, pois se já tiver acúmulo de água fica difícil ver a calçada, os bueiros e buracos.
Também é preciso tomar muito cuidado com as rajadas de vento que podem derrubar uma pessoa. Se tem idoso em casa, acompanhe-o com cuidado.
Jamais se desloque – a pé ou de carro – por vias próximas à costa, rio, canais e encostas das montanhas.
Siga as instruções das autoridades locais e nunca deixe para a última hora para evacuar.
Fontes: Weather News, AMJ, Tenki e Watch Impress