O tufão de número 9 causou inúmeros danos em Okinawa nos dias 31 e 1.º, pois estava se movimentando lentamente quando Okinawa estava sob sua área de tempestade.
Na ilha Kume ou Kumejima, às 3h30 de terça-feira a velocidade da rajada de vento foi de 196km/h ou 54,5m/s. Em outros locais foram constatados de até 40m/s.
Cinco pessoas se feriram, 122 mil pessoas receberam ordem de evacuação por causa dos riscos relacionados à inundação causada pela elevação das ondas, em 9 cidades. Foram 33.360 pontos com energia elétrica interrompida por quedas de árvores sobre a fiação ou postes caídos, carros foram tombados, 2 caixa de água e contêiner voaram, árvores foram arrancadas pela raiz, entre outros danos. Os alertas de evacuação e chuva forte foram cancelados somente na noite de terça-feira em Okinawa.
Kyushu, Shikoku e Tokai: chuva intensa
O tufão, ainda muito mais forte segue em direção a Kyushu e, essa aproximação – não direta – deverá causar tempestade e chuva a partir da tarde de quarta-feira, com pico a noite. A previsão indica que as rajadas de vento poderão chegar a 40 ou 50 metros por segundo ou até 180km/h.
O efeitos chegam até a região Tokai. Por isso, a recomendação é de cuidado com enchente, inundação e deslizamento. Há previsão de chuva na tarde de quarta-feira, conforme segue abaixo:
- 200mm em Tokai e Shikoku
- 180 mm no sul de Kyushu
- 150 mm no norte de Kyushu,
- 100 mm em Okinawa
Fontes: Weather News, NHK, Tenki, Okinawa Times e Ryukyu Shimpo