O governo da província de Aichi transformou o atual Hospital Aichi Municipal de Okazaki em provincial, para tratamento exclusivo dos pacientes infectados pelo novo coronavírus.
O novo tipo de atendimento começará em 15 deste mês.
Na segunda-feira (12) a equipe médica composta por 8 profissionais se reuniu pela primeira vez, para conhecer todas as instalações e para simulação prática. Na equipe há médicos especializados em doenças infecciosas e também do aparelho respiratório.
Eles usaram uma máscara especial, um pouco pesada, com uma ventilação que corta 99,97% dos vírus, portanto muito mais eficiente do que a conhecida N95 usada pelas instituições hospitalares.
O hospital foi assim designado para reduzir a carga dos demais, os quais estão em situação difícil com a gestão. Com a pandemia o número de pessoas para fazer consulta e exames caiu expressivamente pelo temor de contágio.
Transformar um hospital existente com fim exclusivo de tratamento dos pacientes com Covid-19 poderá ser um alívio para esses demais.
Além dos médicos são 38 enfermeiros no quadro, com previsão de expansão, chegando a mais de 100 em caso de necessidade. Da mesma forma, é possível ampliar o número de médicos para 17, se for o caso.
Na fase inicial serão 50 leitos para pacientes com sintomas leves e moderados, com capacidade para dobrar o número caso seja necessário.
Fontes: CBC TV e Chunichi